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1 a cada 5 vendas de imóveis é cancelada em SP por documentação irregular

25/07/2019 / Categorias Mercado imobiliário , Economia

(Terra – Notícias – 25/07/2019)

Levantamento feito pela Lello, imobiliária paulistana, revela que 20% das vendas de imóveis de terceiros não são concretizadas na cidade de São Paulo por causa de irregularidades na documentação apresentada pelos vendedores, proprietários das unidades.

O principal motivo para o cancelamento da venda são débitos do proprietário. O vendedor, seja pessoa física ou jurídica, não pode ter nenhuma restrição insanável em seu nome. Um empecilho muito comum, em relação aos imóveis de pessoas jurídicas, são os débitos no âmbito federal e na Justiça do Trabalho.

Problemas comuns como débitos de condomínio, IPTU e imóveis em processo de inventário podem dificultar a negociação, quando não informado previamente pelos vendedores às imobiliárias. "Há casos em que os vendedores não sabem ou omitem às imobiliárias que possuem restrições de crédito ou processos em andamento. Essas irregularidades, quando constatadas no momento da negociação, podem impedir a venda", afirma Igor Freire, diretor de Vendas da Lello.

"Procuramos resguardar os clientes com uma análise previa da documentação, para evitarmos problema futuros com as partes . Além disso, sempre pedimos ao vendedor documentação básica, principalmente a matrícula atualizada do imóvel, para evitarmos negativas futuras", diz Freire.

Ele observa que o proprietário realmente interessado em vender o seu imóvel deve, antes de mais nada, analisar os documentos do imóvel, assim como os seus também, regularizando qualquer pendência, antes de disponibilizá-lo no mercado.

O ideal é escolher uma imobiliária conceituada e fornecer previamente ao corretor todas as informações, seja sobre a documentação do imóvel, seja sobre a documentação dos vendedores. Assim poderá ser feita a verificação de qualquer impedimento para a venda do imóvel e a empresa contratada poderá realizar um serviço sério, dirigido e especializado.

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