COMO FUNCIONA NOSSO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

1 Crie uma conta no site
2 Escolha um curso
3 Realize seu pagamento on-line

FALE CONOSCO

Seg. a Sex. 9:00 - 18:00
Tel: (11) 3286-4854

Mercado imobiliário do DF registra recorde em índice de vendas de janeiro

26/03/2021 / Categorias Mercado imobiliário , Economia

(Correio Braziliense – Economia – 26/03/2021)

Pedro Marra

 

Em aquecimento, o mercado imobiliário do Distrito Federal abriu 2021 com desempenho positivo, mantendo a tendência de recuperação registrada no ano passado. Período tradicional de entressafra na incorporação do setor, o mês de janeiro registrou Índice de Velocidade de Vendas (IVV) de 8,6% no segmento residencial, o que foi o melhor janeiro desde a criação da pesquisa, há seis anos. Em janeiro de 2020, o indicador foi de 5,9%.

No primeiro mês deste ano foram lançados três novos empreendimentos, totalizando 230 novas unidades, e comercializados 285 imóveis residenciais no DF. “Os números mostram que o apetite do comprador e do empreendedor continua, um sinal que nos traz otimismo”, avalia Eduardo Aroeira Almeida, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF).

“Os desafios da pandemia ainda estão colocados para o setor produtivo, para toda a sociedade, mas esperamos que as boas condições de aquisição para o consumidor sejam mantidas ao longo deste ano, permitindo um bom desempenho para o mercado. Tivemos o melhor mês de janeiro de nossa série histórica, com uma velocidade de vendas surpreendente para um mês historicamente de poucos negócios. Acreditamos que isso seja um indicativo de que 2021 será um grande ano para o mercado imobiliário”, avalia o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Valadão Júnior.

Em janeiro, o maior volume de vendas foi registrado nas regiões administrativas do Noroeste, com 74 unidades; Samambaia, com 48; e Santa Maria, com 40. Nesse período, 80,5% das unidades comercializadas estão em obras, confirmando a confiança do consumidor no futuro. “Esse é um dado muito importante, pois demonstra o otimismo do consumidor e também sinaliza para efeitos positivos futuros para a economia do DF, com a geração de empregos”, avalia o presidente da Ademi-DF.

Segundo Eduardo Aroeira, o lançamento de novos empreendimentos tem reflexos no mercado de trabalho por ao menos três anos, atendendo às diversas fases de execução do projeto até a entrega das chaves. “O consumidor percebeu que o momento é ideal para comprar imóveis. As condições de financiamento são as melhores de nossa história, novos lançamentos têm trazido boas novidades ao mercado e a valorização já é uma realidade. Considerando a alta demanda e as condições favoráveis, esse ciclo positivo deve permanecer por um bom tempo”, conclui.

IVV

O IVV acompanha o desempenho do mercado imobiliário do DF desde 2015. Iniciativa conjunta da Ademi com o Sinduscon, a pesquisa é realizada pela Opinião Informação Estratégica. A coleta de dados é mensal, junto às construtoras e incorporadoras mais representativas do mercado. Quanto mais alto o índice, menor o tempo necessário para vender as unidades dos empreendimentos. 

  • Compartilhe




ACESSE SUA ÁREA LOGADA

CRIAR CONTA

ESQUECE OS SEUS DETALHES?

TOPO