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Imobiliária on demand: plataforma aluga imóveis e oferece serviços desde limpeza até personal trainer

04/03/2021 / Categorias Mercado imobiliário , Economia

(Casa Vogue – Economia – 04/03/2021)

Primeira plataforma de moradia por assinatura do mundo, a startup Housi começa 2021 em ritmo de expansão no mercado nacional. O serviço é comparável a um "Netflix imobiliário": o locatário paga um aluguel mensal por um dos imóveis da plataforma e tem também acesso a uma série de serviços extras, como manutenção, suporte 24 horas, limpeza, streaming de filmes e até personal trainer! 

Com uma proposta de negócio que atende ao consumidor "por demanda", a empresa aposta na praticidade e pouca burocratização como vantagens. Isso porque o usuário pode contratar o aluguel de um dos imóveis — que já vem mobiliado e equipado com Wi-fi e TV a cabo — de maneira 100% digital. A plataforma permite estadias mais curtas (de apenas um mês) e também para temporadas mais longas.

A Housi opera tanto em prédios próprios, que são 100% geridos pela empresa, quanto anunciando apartamentos já mobiliados em seus sites. A vantagem para o proprietário, neste último caso, é que a startup se dispõe a realizar todo o trabalho de manutenção e contato direto com os locatários. Cobrada a taxa de administração, a Housi transfere o valor do aluguel aos donos dos imóveis todo mês. Os aluguéis no site, em geral, têm valor máximo de R$ 15 mil.

A empresa já está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa. A expectativa é encerrar o ano de 2021 com empreendimentos também em Salvador, Brasília, Goiânia, Florianópolis e São José do Rio Preto. Além disso, a startup prepara um lançamento em Santos para 2024. A expansão vem da percepção de que a compra de um imóvel é uma opção cada vez menos atrativa para as gerações mais jovens. Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (IPESPE) em agosto de 2020, por exemplo, constatou que mais de 80% dos jovens entre 16 e 24 anos não se importam em comprar uma moradia. Com o avanço de outros serviços por assinatura, o mercado imobiliário parece cada vez mais disposto a testar este tipo de serviço. 

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