COMO FUNCIONA NOSSO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

1 Crie uma conta no site
2 Escolha um curso
3 Realize seu pagamento on-line

FALE CONOSCO

Seg. a Sex. 9:00 - 18:00
Tel: (11) 3286-4854

Em Londrina e região, mercado imobiliário comemora mudança

21/08/2019 / Categorias Mercado imobiliário , Economia

(Folha de Londrina – Economia – 21/08/2019)

Entidades do setor imobiliário veem como positiva a mudança realizada pela Caixa no crédito imobiliário. “É tudo o que o setor esperava”, disse Marcos Moura, vice-presidente do Secovi Regional Norte (Sindicato da Habitação e Condomínios), para quem a redução dos juros poderá atrair novos compradores. Na visão dele, a própria economia deverá controlar a inflação para não prejudicar o comprador de imóvel. “A própria economia vai ter que segurar, senão gera uma situação difícil para o comprador.”

O presidente do Sincil (Sindicato dos Corretores de Imóveis de Londrina), Marco Antônio Baccarin, também comemorou a notícia.“Isso vai trazer uma condição de abrangência para um número maior de clientes. Esperamos que reative o mercado. Evidentemente que há a necessidade que se crie mais empregos, porque não adianta baixar juros se a pessoa não tiver condições de pagar. Mas é um grande incentivo.” Para Baccarin, o IPCA fica “mais próximo da realidade”. “A TR pode não refletir as condições do mercado. Se o IPCA continua controlado, baixo, pode ser um incentivador.”

Economista e professor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), o colunista da FOLHA Marcos Rambalducci avalia que, aparentemente, as taxas de juros vão cair com a mudança. Mas, na opinião dele, o objetivo da Caixa com a medida não foi reduzir os juros. Caso fosse, a instituição reduziria a taxa de juros mantendo a Taxa Referencial, que hoje está quase zerada.

A mudança visa dar mais transparência a quem toma crédito, analisa o economista, pois não existe muita clareza em relação à TR e sua composição. “É um cálculo muito mais complexo, que fica impregnado de marasmo. As pessoas não sabem se é justo ou não”, diz Rambalducci. Já a inflação, relacionada à valorização do capital, tem composição mais lógica, é mais previsível e os reajustes salariais estão atrelados a ela. Dessa forma, mesmo que a inflação aumente, o salário do trabalhador crescerá no mesmo ritmo. (Mie Francine Chiba/ Reportagem Local).

  • Compartilhe




ACESSE SUA ÁREA LOGADA

CRIAR CONTA

ESQUECE OS SEUS DETALHES?

TOPO