COMO FUNCIONA NOSSO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

1 Crie uma conta no site
2 Escolha um curso
3 Realize seu pagamento on-line

FALE CONOSCO

Seg. a Sex. 9:00 - 18:00
Tel: (11) 3286-4854

Crédito imobiliário: com juro menor, vale a pena fazer a portabilidade

28/08/2019 / Categorias Mercado imobiliário , Economia

(Gazeta Online – Economia – 28/08/2019)

Com a taxa básica de juros (Selic) atingindo seu menor patamar histórico, 6% ao ano, uma boa opção para quem já está em processo de compra da casa própria é reavaliar o financiamento imobiliário pedindo a portabilidade (transferência do financiamento) para outro banco a fim de conseguir taxas mais baixas. O Banco do Brasil, o Bradesco, a Caixa Econômica Federal e o Santander aceitam clientes por portabilidade, conforme levantamento feito pelo Gazeta Online.

Já o Banestes está em fase piloto para dar essa opção de levar o financiamento de um outro banco para a instituição capixaba a partir de outubro, segundo previsão. Outros bancos, como o Itaú Unibanco, também operam em fase de testes e devem oferecer o serviço da portabilidade para os compradores nos próximos meses.

No caso de quem optar por financiar na Caixa com correção pelo índice de inflação, o IPCA - nova linha de crédito anunciada essa semana pelo banco - não será possível fazer portabilidade em nenhuma instituição para financiamentos com outro tipo de correção, como a Taxa Referencial (TR). Outros bancos, como Bradesco, já admitem criar linhas também utilizando o IPCA.

Evolução da dívida - Para efetivar a portabilidade, devem ser apresentados ao banco de destino uma cópia do contrato do financiamento a ser portado e um extrato atualizado de evolução de dívida. Nesses documentos, constam as informações necessárias para o pedido de portabilidade ao banco de origem, as quais são comuns ao mercado financeiro.

A portabilidade é condicionada à aprovação de crédito e também à aceitação de risco pela seguradora, já que o seguro imobiliário composto pelas coberturas Morte e Invalidez Permanente (MIP) e Danos Físicos ao Imóvel (DFI) também é portado, correspondendo a uma nova contratação.

No primeiro semestre deste ano, já foram feitos 3.466 pedidos de portabilidade no país, segundo informações do jornal O Globo.

  • Compartilhe




ACESSE SUA ÁREA LOGADA

CRIAR CONTA

ESQUECE OS SEUS DETALHES?

TOPO