COMO FUNCIONA NOSSO PROCESSO DE CONTRATAÇÃO

1 Crie uma conta no site
2 Escolha um curso
3 Realize seu pagamento on-line

FALE CONOSCO

Seg. a Sex. 9:00 - 18:00
Tel: (11) 3286-4854

Caixa quer lançar crédito imobiliário sem indexador

24/10/2019 / Categorias Mercado imobiliário , Economia

(Valor Econômico – Finanças – 24/10/2019)

Juliana Schincariol

A Caixa planeja oferecer crédito imobiliário prefixado até o fim do primeiro semestre de 2020, disse o presidente do banco, Pedro Guimarães. “O objetivo é até junho do ano que vem lançar crédito imobiliário sem IPCA e sem TR, ou seja, sem nenhum tipo de correção”, afirmou após evento na Fundação Getulio Vargas.

Esse tipo de financiamento é o mais comum em todo o mundo, segundo o executivo. “É o mais fácil para poder securitizar e é o mais fácil para você, como cliente, comparar”, explicou.

Os demais bancos devem fazer o mesmo, na visão de Guimarães. Isso porque fica apenas o risco financeiro na operação. “O banco que emprestar, vai estar fazendo, via tesouraria, o seu hedge para variações de inflação”.

A Caixa já está discutindo a securitização do crédito imobiliário atrelado ao IPCA, segundo ele. “Até que ponto no Brasil conseguimos efetivamente securitizar? Se nós conseguirmos securitizar, ou seja, vender o crédito que originamos de uma maneira mais rápida, lançaremos mais rápido o crédito imobiliário sem correção”.

A Caixa previa ter uma carteira de R$ 10 bilhões de crédito imobiliário atrelado ao IPCA em um ano, mas atingiu essa demanda em 45 dias.

Guimarães disse ainda que considera natural uma possível diminuição da remuneração que o banco recebe pela administração do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “Essa é uma coisa que estamos totalmente abertos. Com o avanço da tecnologia é uma coisa natural. Nós fizemos o pagamento das primeiras três etapas do FGTS e 82% do pagamento na etapa de clientes de poupança na Caixa foram pelo celular. Isso não tinha acontecido dois anos atrás”, disse. A questão está sendo conversada com o governo.

Sobre a gestão de recursos do FGTS, Guimarães afirmou que nenhum outro banco pode fazer isso “pelo Brasil inteiro”. “Teriam bancos que têm agências em Ipanema ou no Leblon, mas no interior do Acre, e outros lugares que eu fui, só tem a Caixa. Em alguns lugares nem a Caixa, apenas lotéricas”, disse.

  • Compartilhe




ACESSE SUA ÁREA LOGADA

CRIAR CONTA

ESQUECE OS SEUS DETALHES?

TOPO