Objetivos
Examinar os riscos associados aos financiamentos imobiliários indexados ao IPCA e a resposta regulatória do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central, considerando a estrutura do crédito imobiliário no Brasil, suas restrições históricas de funding de longo prazo e os desafios impostos pela indexação inflacionária.
O curso capacita o participante a compreender sistemas de amortização e, em especial, o papel da amortização adicional como instrumento de mitigação do risco sistêmico, da inadimplência e de preservação do equilíbrio econômico-financeiro das operações de crédito imobiliário de longo prazo.
Específicos
• Analisar a evolução histórica e a dimensão atual do crédito imobiliário no Brasil;
• Identificar as limitações estruturais do funding imobiliário de longo prazo;
• Compreender o papel do mercado secundário e da securitização como instrumentos de diversificação de funding;
• Avaliar os riscos da indexação ao IPCA para as operações de crédito imobiliário;
• Analisar o dispositivo regulatório do Conselho Monetário Nacional, previsto na Resolução CMN nº 5.255, no que se refere ao sistema de amortização com componente adicional;
• Compreender a lógica da amortização adicional como instrumento regulatório de mitigação do risco inflacionário e da inadimplência.
MÓDULO 1 — O Problema Estrutural do Crédito Imobiliário no Brasil
1. Crédito Imobiliário no Brasil: Evolução Histórica e Dimensão Atual do Mercado
2. Crédito Imobiliário no PIB: Brasil em Comparação Internacional
3. Dependência dos Fundos Tradicionais: FGTS e Poupança
4. Restrição Estrutural de Funding de Longo Prazo
5. Mercado Secundário: Securitização e Instrumentos
6. Indexador TR: Limitações como Lastro para Securitização
7. Implicações Sistêmicas da Estrutura de Funding
8. IPCA como Fator de Diversificação do Funding
MÓDULO 2 — Indexação, Risco e Inadimplência
1. Indexação: Conceitos Fundamentais
2. IPCA como Mecanismo de Preservação do Valor Real do Crédito
3. Inadimplência: TR e Riscos da Sensibilidade ao IPCA
4. Indexação ao IPCA: Riscos para Cliente, Banco e Sistema
MÓDULO 3 — A Resposta do Regulador ao Risco do IPCA
1. SAC e Tabela Price: Uma Análise dos Modelos Consolidados
2. O que a Resolução CMN nº 5.255 busca resolver
3. O componente adicional de amortização como instrumento regulatório
4. O limite regulatório associado ao IPCA
5. O papel do Banco Central na divulgação do componente adicional (§ 6º)
MÓDULO 4 — Amortização Adicional como Mecanismo de Mitigação de Risco
1. O que é mitigação de risco
2. A lógica da amortização adicional
3. Impacto sobre o saldo devedor
4. Impacto sobre a prestação
5. Impacto sobre o risco de inadimplência
MÓDULO 5 — Simulações Financeiras
1. IPCA sem amortização adicional
2. IPCA com amortização adicional
3. Comparação gráfica
4. Cenários de estresse inflacionário
5. Efeito sobre saldo, prestação e risco
Todos os profissionais que atuam ou desejam atuar no mercado de Crédito Imobiliário.
Isso inclui agentes financeiros, corretores de imóveis, gerentes de banco, avaliadores, consultores imobiliários, personal bankers, entre outros.
Laudo Teixeira
É Pós-graduado em Negócios Imobiliários pela Fundação Armando Alvares Penteado- FAAP e em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP . Possui larga vivência no mercado financeiro e imobiliário brasileiro, onde atua há mais de 25 anos nas áreas de Contratação de Operações, Administração de Crédito, Desenvolvimento de Produtos, Planejamento Econômico-Financeiro e Relacionamento Institucional e Comercial Como Gestor na área de Negócios e Crédito Imobiliário do Banco Bradesco, atuou intensamente em inúmeras operações, gerando funding para empreendimentos residenciais, comerciais, hoteleiros, logísticos, industriais e shopping centers. Participou ainda na estruturação e gerenciamento da área de risco das operações de Plano Empresário – controle de recebíveis e garantias, área ligada ao Mercado de Capitais na estruturação de operações de C.R.I. , L.C.I e compras de Recebíveis Imobiliários, com experiência prática na estruturação desses instrumentos de captação com bancos de investimentos e securitizadoras. Ao longo da carreira participou durante anos em comissões habitacionais da ABECIP-Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança e da - BM&FBOVESPA através C.C.M.I.- Câmara Consultiva do Mercado Imobiliário com foco em operações de Fundos de investimentos Imobiliários. Coordenou BPO - Business Process Outsourcing na área de Crédito Imobiliário da parceria entre as empresas New Space / Tas Group e atuou como Supervisor de contratos das operações de Compra e Venda, Repasse e Plano Empresário da construtora Diálogo Engenharia. Atualmente é Consultor em Negócios e Financiamentos Imobiliários e dedica-se a atividades de educação corporativa voltadas, especialmente, à formação e qualificação de profissionais do mercado Imobiliário
Transferência bancária
Titular da Conta: ABECIP Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança
Banco 237 Bradesco
Agência 0895
Conta 0029671-6
CNPJ: 33.781.436/0001-14
Endereço do Banco: Agencia 0895 – 8 Trianon-USP – Avenida Paulista,1429
Observação: Solicitamos o envio do comprovante bancário após a realização da transação.
Transferência via PIX
Boleto Bancário
Com vencimento em até 7 dias corridos após sua emissão, ao final do processo de inscrição.
Cartão de Crédito
O pagamento poderá ser parcelado em até 12 vezes (sem juros) no cartão, diretamente em nosso site, ao final do processo de inscrição.
Casos especiais deverão ser discutidos com a Área de Educação Corporativa, pelo telefone (11) 3286-4854 / 11 9.7270-6021/ 11 9.6455-0391
ou e-mail: [email protected].